Seja bem-vindo!!!



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Não sabia dizer eu te amo

Passei um bom tempo da minha vida adulta sem saber dizer eu te amo. Sentia, mas não dizia. Tinha medo. Pensava que se falasse essa tão célebre frase eu mostraria fraqueza, fragilidade e correria o risco do digníssimo correr, achando que o relacionamento ficou mais sério e teria que avançar um grau.
Então, eu conhecia alguém, me interessava, me envolvia e quando percebia que estava apaixonada não falava nada, não mostrava meus sentimentos, o quanto estava envolvida. Alguns relacionamentos isso funcionava, já que o digníssimo não mostrava grande interesse, então foi o melhor a fazer, gerando menos sofrimento quando terminava. Em outros, sentia que o fato de ter ficado calada e não ter me mostrado tão envolvida fez com que a outra pessoa não se envolvesse, não se sentisse motivado a tentar fazer o relacionamento "dar certo". Assim, boa parte desses relacionamentos, iam para o brejo não só por causas naturais, mas também por minha culpa. Pois, eu me mostrava uma pessoa muito fria em relação a sentimentos.
Infelizmente, nossas vidas tem uns acidentes de percurso que nos modificam ou nos criam adaptações para que possamos continuar vivendo ou sobrevivendo. Também tive os meus. As vezes a gente dá azar e mais de uma pessoa machuca nosso coração e nos faz perder essa capacidade de acreditar nas pessoas e nos seus sentimentos. A decepção é um sentimento muito pesado, criado a partir da expectativa que depositamos nas pessoas. Esse sentimento é capaz de matar, até mesmo, o amor. E de forma bem rápida. Na verdade, a culpa pela decepção é nossa, pois não devíamos esperar nada de ninguém, nem mesmo de quem amamos. Não me decepciono com quem não amo. Afinal, não espero nada dessa pessoa. Não são coisas que nos fazem coisas, são pessoas. Se a gente aprendesse isso mais cedo, evitaria muita dor.
As decepções que tive, sempre fizeram com que eu esperasse que a pessoa que estivesse comigo naquele momento fosse aprontar alguma logo, logo. Isso causa um sofrimento muito grande. Você não se entrega. Você pensa pelo outro. Imagina coisas que o outro nunca pensou...é a esquisofrenia total...rs. Isso também causa um sofrimento para a pessoa que está com você, pois percebe sua desconfiança, sua frieza, sua falta de envolvimento. Assim, nenhum relacionamento dá certo. E você vai dizer: ainda bem que não disse que estava gostando dele, que estava apaixonada, que o amava, que...você só perde em qualidade de relacionamento.
Um dia percebi que não queria ser essa pessoa fria, que se antecipa ao sofrimento que o outro pode me causar pra não me decepcionar, que eu queria voltar a ser a mulher carinhosa, amorosa, meiga, feminina, que gostava de se declarar, que não tinha medo de sofrer e se decepcionar. Nesse dia, eu disse pra mim mesma que o que aquelas pessoas fizeram não tinha mais a menor importância e que se alguém fizesse algo parecido, eu até ficaria atenta, mas estaria mais forte pra passar por qualquer decepção. Mas, não é o fim do mundo. Vai acontecer enquanto o mundo for mundo, enquanto gente for gente, enquanto duas pessoas se relacionarem. Então decidi viver plenamente.
E descobri que mesmo que eu diga EU TE AMO e não ouça de volta, eu não estou nem aí. Importa que o outro saiba que alguém gosta, cuida, pensa, o quer, sente saudades. Eu não vou deixar de demonstrar e viver o que eu sinto por medo de não ser correspondida. Conversar com a pessoa que você ama é fundamental. Diga das suas dificuldades, peça ajuda. Fale que dizer que gosta da pessoa não quer dizer que ela precisa corresponder da mesma forma naquele momento ou que você quer algo mais sério. Apenas, está dando àquela pessoa, naquele momento, o sentimento mais nobre que tem dentro de você. Peça que saiba receber e desfrutar, nada mais. A gente não sabe se tudo que aquela pessoa quer no momento é ouvir isso, de repente só espera por isso, pode ter os mesmos medos que você. Não sabemos também se teremos outra chance. A única certeza da vida é que um dia tudo se acaba. Nunca sabemos quando é a última vez que estamos diante dos que amamos. A oportunidade perdida é imperdoável. Então, se tiver vontade, diga que ama, não tenha medo. 
Pode ter certeza que muita coisa vai mudar...pra melhor. Não podemos ter medo de amar.
Chega de relações vazias, sem envolvimento, frias, descartáveis, sem carinho, sem amor, sem olhares, sem sentimentos. Pessoas são pessoas, não coisas. Vivamos plenamente nossos sentimentos, sem medo de sermos felizes, sem medo de parecermos ridículos, sem medo de nos entregar. Se não der certo, não tem problema. Nada na vida é pra sempre!!! Vivamos o momento!!!
Quando eu disse EU TE AMO, pela primeira vez em 5 anos, chorei por dentro. Senti um misto de vitória, alegria, cansaço, sim eu estava cansada...parecia ter vencido um grande obstáculo. E, olha que eu disse isso depois que já tinha perdido essa pessoa. Quando pude tê-lo novamente, vi o quão burra fui em não dizer, em não viver plenamente o meu amor. Aí, aproveitei a oportunidade, nem sempre podemos ter uma nova chance, acontece raramente.
Nenhum homem ou mulher é super heroi, todos temos defeitos, causamos também algumas decepções. Mas, quando sentimos algo verdadeiro que nos faz sentir plenos de felicidade, que preenche nossos pensamentos, por que não dizer que ama?!  Ainda bem que a minha ficha caiu a tempo.
Hoje posso dizer que sou muito feliz porque não tenho medo de dizer EU TE AMO!!!

Impossível não lembrar dessa música de Cazuza e Bebel Gilberto: Preciso dizer que  eu te amo


Eu te amo...tanto!!!

2 comentários:

  1. Oi Rosane!

    Eu acho que quando a gente sente e não fala que ama parece que não tá se permitindo viver esse sentimento em sua plenitude. Fica faltando, né?

    Adorei te conhecer!
    Tá linkada, claro!

    Um beijo, professora!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!
    Também adorei conhecer vc!
    Bjs.

    ResponderExcluir